PROFESP

Base Aérea de Santa Maria dá início ao Programa Forças no Esporte de 2023

O programa beneficiará cerca de 200 alunos, ao longo do ano, por meio de diversas práticas esportivas educacionais.
Publicada em: 11/05/2023 18:14
Imprimir
Fonte: BASM, por Tenente Tiarlen
Edição: Agência Força Aérea

A Base Aérea de Santa Maria (BASM) deu início, no dia 03/05, às atividades do ano de 2023 do Programa Forças no Esporte (PROFESP). Na ocasião, os estudantes conheceram a Canção do PROFESP, executada pela Banda de Música da BASM e receberam uma mensagem de acolhimento do Capelão Evangélico, Tenente Wellington Casagrande. Na sequência, foram apresentados à equipe de coordenadores, instrutores e monitores do Programa, composta por militares e civis voluntários.

Durante a cerimônia de abertura, que ocorreu no Salão das Águias, no Centro Desportivo Um, o Comandante da BASM, Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, juntamente com o Coordenador dos Núcleos um e dois do PROFESP, Coronel Aviador Rômulo Coutinho Lucas, receberam os alunos, o representante da Secretaria de Município da Educação, os representantes de Instituições de Ensino Superior parceiras e os Diretores das escolas participantes.

“Mais um ano de atividades se inicia e temos muito orgulho de participarmos da formação cidadã dessas crianças e jovens, por meio do incentivo à prática de esporte e das diversas atividades inclusivas”, destacou o Comandante da BASM, Coronel Aviador Marchiorato.

No total, cerca de 200 alunos serão beneficiados pelo PROFESP e participarão das atividades que, ao longo do ano, ocorrerão de segunda à quinta-feira, no turno inverso à escola. Durante o Projeto, serão oportunizadas práticas esportivas educacionais, que visam o estímulo a crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva, que contribua para o seu desenvolvimento integral.

Programa Forças no Esporte

O PROFESP é uma atividade social desenvolvida pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em parceria com os Ministérios da Cultura, da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e dos Direitos Humanos e Cidadania.

O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças e jovens de ambos os sexos, a partir de seis até os 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, e visa ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas, culturais e sociais, bem como proporcionar a melhoria da qualidade de vida.

As ações do programa têm por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contra turno escolar, dentro de organizações militares.

Fotos: Soldado Kassiel / GSD-SM